Câmara Municipal de Nova Floresta e Prefeitura Municipal, realizam a 9° Conferência Municipal de Assistência Social

Câmara Municipal de Nova Floresta e Prefeitura Municipal, realizam a 9° Conferência Municipal de Assistência Social

Data da Notícia: 30 de agosto, 2021
Última Modificação: 25 de julho, 2022

A Câmara Municipal de Nova Floresta e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na última quinta-feira (26), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Plenário José Francisco de Souza na Câmara Municipal de Nova Floresta e transmitido ao vivo na página oficial da Prefeitura Municipal no Facebook. Esta edição teve como tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.”.

Estiveram na composição da mesa de debate, onde realizaram a abertura da conferência com os discursos, o Prefeito Jarson Santos, a Vice-Prefeita Eliene Maria, os Vereadores Robson Tiago Presidente da Câmara, José Faustino 1º Secretário, Jácio Borges 2º Secretário, e o Vereador Madson Dantas, a Secretária de Ação Social Maria Isabel, a Secretária de Educação Maria Aldenora, o Presidente do CMAS João Paulo. Dentre os convidados, representantes da sociedade civil e do poder público. Importantes secretarias, conselhos e entidades sociais estiveram representados.

O evento teve como etapa inicial o credenciamento dos convidados, discursos de abertura, coffe break, e ao final, a assistente social Álefe de Oliveira Lima contribuiu com uma palestra, onde enfatizou sobre a importância e o real papel da Assistência Social. Também organizou uma didática entre os convidados, que dividiram-se em grupos e idealizaram ações e sugestões sobre políticas sociais de suma importância para a sociedade, embasados nos eixos que foram debatidos.

Os eixos debatidos na Conferência foram: (1) A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; (2) Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais; (3) Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; (4) Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e (5) Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

O prefeito Jarson, em sua fala, parabenizou a todos pela organização do evento, e destacou que a Secretaria de Assistência Social envolve muitos departamentos, e que o alinhamento entre eles é de fundamental importância para a concretização de ações de melhorias para a população. A secretária da pasta, Maria Isabel, enfatizou a importância de eventos como esse, para conscientizar a população sobre temas sociais e conseguir encontrar soluções proveitosas para o município.

Foto e matéria adaptada: site oficial da Prefeitura Municipal de Nova Floresta.

Nova Floresta/PB, 30 de agosto de 2021.